Escrevendo como Manoel Carlos em 6 passos!

| |

Manoel Carlos é um dos maiores “implacadores” de sucessos do horário nobre da Rede Grobo. Com a mesma competencia que Benedito Ruy Barbosa escreve sobre italianos e vida rural e Carlos Lombardi escreve sobre super heróis brasileiros sem camisa, Maneco manda muitissimo bem com seus contos sobre o cotidiano da zona sul do Rio de Janeiro, com seus protagonistas de meia idade e com suas Helenas.


Abaixo, a fórmula nada secreta de como Maneco comete suas novelas. Pratique e arrebente você também no horário das 20h00min (21h00min).

1º Passo: O Título

Importante elemento! Uma novela de Manoel Carlos que se preze TEM que ter pelo menos uma das palavras abaixo no título:

Paixão
Vida
Amor
Família
História

Pode jogar com apenas uma delas ou misturá-las para ver que bicho vai dar. Não se preocupe em cair na pieguice, essa é a beleza!


2º Passo: O Argumento

Uma mulher de meia idade de caráter incorruptível chamada Helena, vive suas aventuras amorosas no Leblon, na maioria das vezes com um médico e sempre tem um rala e rola com algum personagem do José Mayer, sendo ele o par romântico ou não.

Abuse do relacionamento familiar. Invista nas diálogos que não influenciam na história e em conversas familiares no café da manhã que não vão a lugar algum. Marca presente nas histórias são as campanhas sociais, quase sempre um anticâncer. Para sua história, escolha um da moda. Câncer de mama está batido. Colo do útero é uma boa. Maneco adora um câncer feminino.

Não dê muitas voltas e não arme uma história complexa, não arme história alguma! É o cotidiano de pessoas felizes da zona sul e campanhas do ministério da saúde e só. Pegou? Capriche na cordialidade e no papo fiado/furado/informal. Desse jeito, você poderá até fazer uma série perpétua e ninguém vai notar, como todo dia parece o primeiro capitulo, você conseguirá um público novo todo dia!


3º Passo: A Locação

Leblon, Ipanema, Copa Cabana. Atenção! Botafogo é o limite. Fique atento! Núcleo suburbano só se você fizer questãode enfatizar o quanto os moradores da zona sul sãomais felizes, ok?

4º Passo: O Elenco

Deve haver uma Helena, SEMPRE. Pode ser uma Vera Fisher, uma Cristiane Torloni, mas a Regina Duarte é a preferência. Nesta última novela ele optou por uma Helena jovem, mas foi exceção. Helena que é Helena tem seus 45/55 anos.

José Mayer também não pode faltar e ele tem que traçar pelo menos 3 mulheres até o fim da novela. Essa regra é quase tão importante quanto existir uma Helena.


5º Passo:Trilha Sonora

Por fim, aquela que talvez seja a maior marca das novelas de um bom Manoel Calos, a trilha sonora. Quando as pessoas estão comendo, dormindo, papeando e ouvem o “...vou te contar... meus olhos já não podem ver...” já sabem que a novela começou, por isso, não se atreva a abrir sua novela se não for uma bossa nova, daquelas carimbadas mesmo.

Não tenha medo de escolher uma farofa e cair no repeteco, estamos falando do estilo Maneco de contar histórias, repita sim, tenha medo não, faça mais que repetir uma música já usada de outra novela, coloque 5 versões de “pela luz dos olhos teus” na trilha e alterne estas versões na abertura ao longo da novela.


6º Passo: Os Depoimentos

Encerre a novela com depoimentos de desconhecidos falando sobre a superação de algum problema. Selecione declarações sobre ex-obesos, ex-frustrados sexuais, divorciados que agora são felizes, ex-alcoólatras, ex-fumantes e figuras desse naipe. Evite testemunhos religiosos. Superação que é superação possui muita ralação, estilete, dieta e análise. Deixe Jesus fora disso.

Meu amigo, agora você é o mais novo gênio da dramaturgia, manda bala!