Manic Street Preacher

| |


O Manic Street Preachers foi formado em 1989, em Blackwood no país de Gales, a banda era formada oficialmente por James Dean Bradfield (vocal e guitarra), Nicky Wire (baixo), Sean Moore (bateria) e Richey James Edwards (guitarra base).
Os quatro integrantes da banda já eram amigos antes de sua formação, jogavam futebol juntos, inclusive James chegou participar da seleção juvenil do País de Gales e quase fez um teste para entrar no Arsenal, mas uma lesão encerrou precocemente suas chances de se tornar um profissional.
A idéia da formação da banda surgiu em 1986 mas só foi concretizada em 1989, a banda inicialmente se chamava Betty Blue e Richey inicialmente não fazia parte do grupo, embora convivesse com eles e inclusive tendo desenhado a capa do primeiro single "Suicide Alley", que foi financiado pela própria banda. Nick Jones (Wire), outro amigo de vários anos, entrou para a banda no lugar de Flicker na mesma época em que Richey James se tornou o segundo guitarrista. Estava completa a formação considerada original da banda, isto em 1989. Os manics, como eram chamados no país de Gales, tinham chamado a atenção do público, a banda tinha a reputação de ser um verdadeiro grupo socialista punk retrô, usavam e vendiam camisetas com slogans socialistas de Karl Marx entre outros e usavam maquiagem no palco.
No dia 23 de janeiro, Richey foi entrevistado para uma revista japonesa. Poucos sabiam que seria a sua última entrevista. Todos estavam prevendo que o Manics finalmente iria fazer sucesso nos EUA, o pensamento geral era de que o novo estilo de "The Holy Bible" iria agradar em cheio ao público americano. James e Richey tinham marcado uma viagem promocional para os EUA no dia 1º de fevereiro, com Nicky e Sean juntando-se a eles uma semana depois. No dia 31 de janeiro, James e Richey voltaram ao hotel Embassy em Londres e combinaram de se encontrar as 7 horas do dia seguinte. James nunca mais veria Richey de novo.
A banda no início não deu importância ao sumiço de Richey, já que ele já tinha desaparecido por alguns dias outras vezes. James foi aos Estados Unidos sozinho, sem saber o que tinha acontecido. Mas aos poucos, eles foram ficando cada vez mais preocupados, já que Richey não retornava e não se tinham notícias dele. Ele foi declarado desaparecido e a polícia se envolveu no caso. Os pais de Richey foram ao seu apartamento no hotel onde encontraram seus cartões de crédito e passaporte. Mais tarde foram descobertas retiradas de £200 por dia durante dez dias. Seu carro também foi encontrado tempos depois sem bateria no interior da Inglaterra, próximo a onde existe um penhasco, um lugar onde já aconteceram vários suicídios. No entanto, o corpo de Richey nunca foi encontrado e o caso até hoje não foi resolvido.
A banda ficou inativa durante um bom tempo, durante o qual surgiram duas coletâneas. A primeira delas, "Forever Delayed", saiu em 2002 com os maiores sucessos da banda (uma edição limitada trazia um disco bônus com remixes). No ano seguinte, surge "Lipstick Traces", CD duplo com raridades e b-sides. O segundo CD conta com uma série de covers imperdíveis, de BEATLES a Nirvana, de The Clash a Happy Mondays.