Trilha: O Mundo de Andy ( Man on the Moon )

| |


Esta semana, Vou usar meu ultra-arrojado método de avaliação, a valiação das carinhas!

Legenda da avaliação:

8) = Ótimo
:) = Bom
:\ = É... passa
:@ = NÃOO! COMO ALGUÉM PODE TER FEITO ISSO!

AVALIAÇÃO: 8)

O FILME:
O Mundo de Andy biografa a vida de Andy Kaufman, um comediante norte americano que revolucionou o humor, criando uma nova forma de fazer rir, provocar o próprio público.

Andy Kalfman era um alucinado que odiava o status de estrela. Provocando o público e sua produção, muitas vezes sadicamente, divertia-se ao fazer piadas que ninguém entendia . Ele costumava criar piadas baseadas em mentiras e provocações que apenas o próprio achava graça, mentiras contadas com tanta frequência que ao anunciar sua doença terminal, os parentes e a imprensa não engoliram, acreditaram ser mais uma piada do louco gênio do comédia.

Para os curiosos, o filme traz surpresas especiais, reconstituição de fatos que marcaram a vida de Andy, trazendo pessoas interpretando a si mesmas como Christopher Lloyd e David Letterman e, pessoas importantes na vida profissional de Andy participando em pontinhas como, George Shapiro, empresário e amigo e Bob Zmuda, seu amigo e grande parceiros em suas criações.

Jim Carrey (Andy Kaufman/Tony Clifton)
Danny deVito (George Shapiro)
Courtney Love (Lynne Margulies)
George Shapiro (Dono do Clube)
Paul Giamatti (Bob Zmuda/Tony Clifton)
Peter Bonerz (Ed. Weinberger)
Gerry Becker (Stanley Kaufman)
Leslie Lyles (Janice Kaufman)
Bob Zmuda (Jack Burns)
David Letterman (David Letterman)
Christopher Lloyd (Christopher Lloyd)
Vincent Schiavelli

ANDY KALFMAN:
O fato é que esse cara era um gênio, e a parte genial, era a menos profissional, pois era quando ele gostava de rir a custo dos outros, criando piadas particulares. As piadas incompreensíveis, compreendidas mais tarde, foram as mais originais e enigmáticas que já existiram. Zombar do público fazendo com que as pessoas rissem da própria cara é a coisa mais difícil e a mais genial que alguém poderia ter feito. Andy Kalfman não ficou muito conhecido no Brasil, acredito eu, tirando por mim que só o conheci através do filme, mas, o conceito de humor dele já é um velho conhecido por aqui. Marcos Mion, aquele jovem velho da MTV, é fã assumido do Andy e tentou aplicar a mesma idéia em seus programas, mais especificamente no extinto "Descontrole" da Rede Bandeirantes, que simplesmente não colou. Contudo, de uma forma bem mais popular e carismática, os caras do Pânico na TV deram linha na idéia e, propositalmente ou não, é a mesma idéia de Kalfman, fazer com que o público enxergue o quanto pode ser um estúpido diante TV, acreditando no mundo de mentiras que é a TV.

JIM CARREY:
Particularmente, é o melhor filme da carreira do Jim Carrey. James Eugene Carrey arrebenta na atuação e comprova mais uma vez sua competência como ator dramático, tendo a primeira experiência no original O Show de Truman - O Show da Vida, posteriormente no chato Cine Majestic e no ótimo Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

A TRILHA
A Trilha sonora é só para quem quem virou fã do filme ou do Andy, não tem muito o que se ouvir pra curtir, está recheado de diálogos do filme, vozes do Andy Kaufman e brincadeiras curiosas. O que sobra para ouvir mesmo são 3 faixas:

The Great Beyond

R.E.M.

Man on the Moon

R.E.M.

&

Kiss You All Over, que agente confere agora.
Exile



Hasta...