Debate: Discriminação, "mal necessário?" ou "mal necessário!"

| |

Um engraxate, uma vez, foi engraxar o sapato de um homem. O homem,duvidando da integridade do engraxate, chutou seu apetrecho de trabalho e disse que não cairia nessa.

O rapaz sem entender nada, ficou revoltado com a situação e, já que fora tratado da forma que foi, sem ter feito nada para merecer, decidiu começar a agir de má fé para que ao menos, o destrato faça sentido.

Na manhã seguinte, o engraxate fitou um rapaz e lhe pediu para engraxar seu sapato, o rapaz resistiu dizendo que tinha pressa,o engraxate insistiu dizendo que o medo é desnecessário,pois era trabalhador e só queria uma ajuda. O Rapaz lhe ofereceu
dinheiro e quis partir, pois estava atrasado. O engraxate com um ar ofendido, disse que não queria esmola, e insistiu no serviço, assim, o rapaz cedeu.

No fim da engraxada, o engraxate disse baixinho:
_ o custo é R$5,00 por pé, você me deve R$10,00 e, por favor, pague-me direito. Atrás de você há uma outra pessoa que, caso você não pague o serviço,este irá assaltá-lo.

No dia seguinte, passando por um outro local, para não correr o risco de não encontrar aquele engraxate novamente, o rapaz se depara com um outro,que apareceu com o mesmo discurso, e o rapaz, duvidando da integridade do engraxate, chutou seu apetrecho de trabalho e disse que não cairia nessa.

Obs: o engraxate tem linguajar chulo e com voz de funkeiro ( sem preconceito ( mas tem voz de funkeiro mesmo ))

Fica aquestão no ar, vale a pena a isenção do preconceito? discriminar sob algum aspecto, é pecado?